segunda-feira, 21 de novembro de 2011

REPOSIÇÃO DE LÍQUIDOS



Eu moro em Brasília e sempre nessa época do ano, enfrentamos uma secura de parâmetros fora do comum, e é claro que a importância da água ficou mais perceptível de uns dias pra cá. Por isso decidi falar da hidratação durante a pratica de exercícios físicos. E mesmo que você não more em Brasília ou em uma cidade que tem uma época do ano seca como aqui, eu sugiro que leia o posrt porque a hidratação é importantíssima em qualquer lugar do planta.

Nosso corpo é formado por cerca de 70% de água, que são perdidos e repostos constantemente pelo nosso organismo. É ela que oferece o meio no qual ocorrem os processos metabólicos e celulares, além de ser essencial para a digestão, absorção, circulação e excreção. Constitui também um excelente meio de transporte de nutrientes para as células, intervém na regulação da temperatura corporal e auxilia todos os órgãos a funcionarem adequadamente.

Obviamente a hidratação é fundamental para performance de qualquer atleta, mas se você malha e tem como objetivo hipertrofia a água se torna uma necessidade absoluta, por que se você não estiver bem hidratado os nutrientes do seu suplemento caro ou de qualquer outra fonte de energia  NÃO vão chegar ao seu músculo, você não crescerá. Alem disso se você estiver ingerindo uma maior quantidade de alimentos seu corpo gastará mais água no processo digestivo, e é claro você precisará repor mais água.

O déficit de água durante exercício físico pode predispor você a doenças induzidas pelo calor, como exaustão térmica, síncope, cãibras, intermação alem de diminuir o desempenho do exercício. O ideal é tomar um como de água meia hora antes de cada refeição. E sempre ingerir água antes, durante, após a pratica de atividades físicas e é claro, ao longo do dia. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário