segunda-feira, 21 de novembro de 2011

HIPERTROFIA EM 3 PONTOS






Bem amigos, o assunto de hoje é HIPERTROFIA. O principal assunto no mundo da musculação. Para quem não sabe a hipertrofia muscular é o aumento do tamanho da fibra do músculo em resposta ao treinamento. Isso acontece porque seu corpo tem que se recuperar do estresse sofrido, aumentando o tamanho da fibra muscular e tornando-a mais capaz de suportar estresses similares no futuro. O que confirma a frase do filosofo alemão Nietsche “O que não me mata, me torna mais forte”.
Esse assunto é bastante denso, e se estamos falando de ganho de massa muscular não poderia ser uma coisa simples. Porem para não ficar um texto muito cansativo eu listei 3 pontos essenciais para o aumento muscular.



1. ALIMENTAÇÃO: sem duvida alguma a alimentação é o ponto chave que vai determinar se você vai crescer ou não. Obviamente, você terá que começar a comer de acordo com seu objetivo. Para conseguirmos ter um ganho de massa, temos que ter ao final do dia um saldo positivo no nosso consumo de calorias comparado ao que queimamos. E será impossível ganhar massa muscular comendo como uma menina de 6 anos.
Outro ponto importante é o que comer, e quando comer. Você deve consumir obrigatoriamente PROTEINAS e CARBOIDRATOS. São eles que construirão seu músculo e lhe darão energia. Porem você também deve consumir vitaminas e minerais, alem de ter boas fontes de gordura, como o ômega 3, azeite e óleo de linhaça. A GORDURA INSATURADA elevará seus níveis de testosterona e conseqüentemente ajudará no ganho de massa muscular e na diminuição da gordura corporal. Mas lembre-se isso não é motivo para sair comendo qualquer porcaria, pois outros tipos de gordura não te darão a mesma qualidade.
 O ideal é fazer 6 refeições por dia. Sendo que duas dessas refeições serão pré-treino e pós-treino. Embora exija bastante disciplina, comer porções menores e mais vezes ao dia compensa.


2. TREINO: essa é a parte mais difícil para eu lhe dar uma dica, por que não existe o melhor treino que funcione pra todo mundo. O treino é uma coisa muito pessoal, pois depende de vários fatores. Talvez o que funciona bem para os outros pode funcionar terrivelmente mal para você, da mesma maneira que algo que funcione para você, pode não funcionar para outros. Com certeza o professor da sua academia vai estar mais apto pra falar disso com você do que eu. Porem se você sentir que mesmo com todo seu esforço o seu treinamento não está dando resultado deve mudá-lo, A unica maneira de encontrar o melhor treino é experimentando, pois no fim só você irá poder responder essa questão.
Você também não pode esquecer-se do foco. Não adianta você ter um ótimo treinamento e não executá-lo de maneira certa, não ir à academia, malhar pela metade, e depois culpá-lo pela sua falta de compromisso.



3. DESCANSO: Um bom treinamento e se alimentar muito bem ainda não são tudo. Ao praticar exercícios de musculação ocorre uma série de micro lesões no tecido muscular, e por isso após o treinamento seu corpo necessitará de descanso para recuperar o tecido machucado. Esse é um dos motivos para malharmos um dia sim e outro não, porque se não demos tempo para que nosso músculo se recupere ocorre um processo de catabolismo, ou seja, você estará queimando o seu músculo.
O sono também tem papel fundamental, porque ao contrario do que muitos pensam o músculo não cresce durante o treino, o sono é o horário onde ocorrerá mais reconstrução muscular do que no resto do dia. É nele que o corpo produz a maior quantidade de gh, o hormônio do crescimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário